08-06-2020 12:23

CorvoParque Escola

Parque Natural do Corvo - A importância das zonas húmidas

As zonas húmidas são dos ecossistemas mais ricos e produtivos do mundo em termos de diversidade biológica, possuindo grandes concentrações de aves aquáticas, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados, sendo a água o elemento estruturante destes ecossistemas. 

A Convenção Ramsar, realizada a 2 de fevereiro de 1971, pretendeu promover a cooperação internacional e incentivar a conservação e o uso sustentável das zonas húmidas. 

Atualmente, Portugal tem 31 Zonas Húmidas de Importância Internacional classificadas ao abrigo deste tratado (Sítios Ramsar), incluindo as 13 que se localizam nos Açores e que abrangem uma área de 13 mil hectares, sendo que 12 destes sítios estão inseridos na Rede Regional de Áreas Protegidas.

O Caldeirão, cratera que cobre a maior parte da superfície da ilha do Corvo, foi classificado como Sítio Ramsar em junho de 2008 e contém duas lagoas sustentadas pela água das chuvas, pela água acumulada nas turfeiras e pela condensação da humidade atmosférica, o que o faz ser a fonte de suporte hídrico da ilha. Este constitui um refúgio de espécies de flora endémica e representa um local de alimento, descanso e reprodução para muitas aves residentes e migratórias, bem como para outras espécies de animais.

Para dar a conhecer a importância deste Sítio Ramsar, o Parque Natural do Corvo disponibilizou, no âmbito do programa Parque Escola, a ação “A importância das zonas húmidas”, que consistiu na realização de uma palestra sobre as características das zonas húmidas, os bens que fornecem ao Homem e sobre as suas principais ameaças. Foi ainda abordada a caracterização de uma rede trófica (interligação natural de cadeias alimentares) composta pelas principais espécies de flora e fauna que encontramos no Cadeirão, e referidas diversas espécies como Myosotis azorica (não-me-esqueças), Vaccinium cylindraceum (uva-da-serra), Frangula azorica (sanguinho), Sterna hirundo (garajau-comum), Anas platyrhynchos (pato-real) e Gallinago gallinago (narceja-comum).

No final da atividade, os alunos tiveram a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos de forma didática, através da elaboração de uma rede trófica com as principais espécies de fauna e flora presentes no Caldeirão, de modo a sensibilizá-los para a necessidade de contribuir para a restauração da flora endémica e para a realização de boas práticas na natureza como trilhos pedestres e birdwatching.

Para mais informações sobre as zonas húmidas dos Açores consulte www.azores.gov.pt/Gra/srrn-natureza/menus/secundario/%C3%81reas+RAMSAR/

Foto: Parque Natural do Corvo