17-07-2020 17:34

FloresParque Escola

Ecoteca: Compras sustentáveis

O conceito de consumo sustentável está relacionado com a aquisição de produtos de forma equilibrada e de acordo com as reais necessidades de cada pessoa, respeitando sempre o ambiente.

De forma a que cada indivíduo seja um consumidor sustentável, deve adotar um conjunto de comportamentos antes, durante a depois de ir às compras, como comprar apenas aquilo que necessita e pensar no que irá acontecer ao que adquiriu quando já não for necessário, escolher produtos com menos embalagens (preferencialmente reutilizáveis, recicláveis ou recarregáveis) ou não embalados, levar de casa os próprios sacos para transportar as compras e ler os rótulos com atenção.

No sentido de trabalhar as questões relacionadas com as compras sustentáveis, o Parque Natural das Flores disponibilizou no ano letivo 2019/2020, no âmbito no programa Parque Escola, a atividade “Compras sustentáveis”, uma sessão de sensibilização onde foram transmitidos os conceitos relacionados com o desperdício alimentar e apresentadas algumas sugestões de organização antes, durante e depois da ida ao supermercado.

No final da sessão foi dinamizado o jogo “Qual é que escolhes?” onde se simulou uma ida ao supermercado, em que os participantes se depararam com um conjunto de situações em que tiveram que escolher os artigos mais sustentáveis.

Através desta ação pretendeu-se dar a conhecer mecanismos para reduzir a produção de resíduos e despertar os alunos para a necessidade da prevenção do desperdício alimentar, desenvolvendo assim uma atitude de consumo mais consciente.

Foto: Parque Natural das Flores