28-07-2020 14:09

FaialVigilantes da Natureza Junior

Clube Escolar do Vigilantes da Natureza Júnior dos Açores

O Vigilante da Natureza Júnior dos Açores (VNJA) é um programa regional que pretende despertar nos jovens o conhecimento, interesse, valorização e preservação do património natural do Arquipélago, dando-lhes a conhecer e a valorizar a missão do Corpo de Vigilantes da Natureza dos Açores, a qual privilegia ações de campo que envolvem, muitas vezes, o contacto direto e permanente junto das populações.

O Clube Escolar inserido neste programa é dirigido aos estabelecimentos de ensino ou instituições que pretendam criar um clube, por iniciativa própria, através de um grupo de alunos/jovens – já inscritos ou que, no ato de constituição deste Clube, se inscrevam individualmente no VNJA – e professores ou monitores.

Neste âmbito, e no decorrer do presente ano letivo, a instituição Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APDIF), através da sua valência CDIJ (Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil), em parceria com a Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA) aderiram a este programa, criando um Clube Escolar composto por alunos que frequentaram o curso vocacional VOC B. Os nove jovens inscritos frequentaram atividades de campo, ações de monitorização e conservação da natureza e tiveram a oportunidade de contactar diretamente com a equipa de Vigilantes da Natureza e técnicos do serviço educativo do Parque Natural do Faial. Das referidas atividades destacam-se ações de voluntariado para salvamento, recolha e libertação de cagarros, observação de aves e identificação de flora, recolha e monitorização de lixo marinho, sessões de jardinagem, remoção de invasoras e plantação de espécies de flora endémica. Estas ações integram o plano de ação elaborado pelo Clube Escolar do Vigilante Júnior dos Açores – APADIF, e decorreram no ano letivo 2019/2020.

Para consultar na íntegra o plano de ação deste Clube Escolar VNJA aceda aqui.

Foto: Parque Natural do Faial