24-09-2020 12:38

GraciosaVigilante da Natureza Júnior

Parque Natural da Graciosa - Ilhéus de Biodiversidade

O programa regional Vigilante da Natureza Júnior dos Açores, pretende despertar nos jovens, entre os 8 e os 15 anos, o interesse e a participação ativa na proteção do património natural da Região.

Ilhéus de Biodiversidade foi uma das ações outdoor destinadas aos jovens inscritos neste programa na Graciosa e que o Parque Natural desenvolveu em julho de 2020. Esta atividade consistiu numa visita guiada ao ilhéu da Praia, onde foram realizadas várias ações como identificação e monitorização de espécies, observação de aves, anilhagem e censos. Anualmente são realizados diversos trabalhos pelos vários investigadores nacionais e internacionais que passam por este ilhéu, os quais contam com a colaboração do Corpo de Vigilantes da Natureza do Parque Natural da Ilha. Nesta ação os Vigilantes da Natureza Juniores dos Açores tiveram a oportunidade de colaborar com duas investigadoras, a Dra. Miriam Garcia e a Dra. Verónica Neves na observação, identificação e monitorização de aves e na realização de anilhagens, podendo vivenciar o trabalho de campo que elas desenvolvem e tiveram oportunidade de ganhar novos conhecimentos sobre as ações que os Vigilantes da Natureza levam a cabo no seu dia-a-dia.

Neste ilhéu existe uma importante colónia de aves marinhas, das quais se destacam o cagarro (Calonectris borealis), o garajau-rosado (Sterna dougallii), o garajau-comum (Sterna hirundo), o frulho (Puffinus lherminieri baroli), alma-negra, (Bulweria bulwerii) e o painho da Madeira (Hydrobates castro), entre outras espécies protegidas internacionalmente que ocorrem e nidificam ocasionalmente. Aqui nasce e nidifica o painho de Monteiro (Hydrobates monteiroi), ave marinha e endémica dos ilhéus da Graciosa, daí ser extremamente importante a sensibilização e conservação desta espécie.

Este ilhéu está classificado como Reserva Natural do Parque Natural da Ilha Graciosa, área protegida com estatuto de ZPE (Zona de Proteção Especial) pela Rede Natura 2000, como IBA (Área Importante para as Aves), pela BirdLife International, bem como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera.

Para obter mais informação sobre o Programa Vigilante da Natureza Júnior dos Açores, deve consultar o sítio da internet (https://educarparaoambiente.azores.gov.pt/VigilanteJunior.aspx).

Fotos: Parque Natural da Graciosa