06-10-2020 10:18

São MiguelParque Escola

Centro de Monitorização e Investigação das Furnas: À Descoberta do Vale Encantado

O Vulcão das Furnas é um dos três vulcões centrais e ativos da ilha de São Miguel, cujo topo apresenta duas caldeiras de colapso encaixadas. A sua geodiversidade inclui cones de escórias, anéis pomíticos, campos fumarólicos, nascentes e lamas termais, águas gasocarbónicas e jazidas de carvão e de diatomitos. A caldeira do Vulcão das Furnas é o geossítio terreste, do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO, de maior relevância internacional, dotado de uma geodiversidade e biodiversidade singulares.

O Complexo Vulcânico das Furnas está classificado como Sítio Ramsar e, à semelhança do que acontece nas restantes zonas húmidas dos Açores, a diversidade de avifauna é mais evidente na zona envolvente à Lagoa das Furnas, onde assume particular singularidade como ponto de paragem na rota das aves migratórias. 

A Lagoa das Furnas, ocupando parcialmente a caldeira do Vulcão, está implantada a uma cota de 280 metros e a sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 12 km2. A grande diversidade de tipos de águas, presentes num contexto geográfico de reduzidas dimensões, faz das Furnas uma das mais importantes hidrópoles da Europa. 

Por tudo isto, o “vale” da Furnas é localmente designado de encantado ou de Boca do vulcão.

O Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, localizado na margem sul da Lagoa das Furnas, assume um papel importante, tanto na divulgação da história e evolução deste vulcão com relevância internacional, como na educação ambiental para crianças, jovens e adultos. Assim, no âmbito do programa Parque Escola, o Centro apresenta a sua oferta educativa, cujas atividades vão ao encontro das temáticas deste local, como é o caso da atividade “À Descoberta do Vale Encantado”. Nesta ação, através de um trilho interpretativo à volta da Lagoa das Furnas, promove-se a sensibilização dos alunos para a importância de conhecer, proteger e conservar a geodiversidade associada ao Vulcão das Furnas. Também são abordadas outras temáticas, como a fauna e flora locais e, ainda, os trabalhos de combate à eutrofização da lagoa, em execução pela Direção Regional do Ambiente, apresentando as medidas preventivas no âmbito do Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas.

Foto: Parque Natural de São Miguel