11-11-2020 10:43

CorvoParque Escola

Centro de Reabilitação de Aves Selvagens: CERAS, o Hospital das aves

O Centro de Reabilitação de Aves Selvagens (CERAS) do Corvo está integrado na Rede de Centros de Reabilitação de Aves Selvagens dos Açores, da qual fazem parte mais dois centros, um no Pico e outro em São Miguel.

A função destes Centros baseia-se na conservação da natureza, reabilitando as aves selvagens feridas, debilitadas ou em risco que foram resgatadas, para posteriormente serem libertas no meio natural.

Além destes trabalhos de conservação, o CERAS é também uma ferramenta de educação e sensibilização ambiental, especialmente junto do público escolar. 

Neste sentido, os alunos do 3.º e 4.º anos da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira participaram, no âmbito do programa Parque Escola, na atividade “CERAS, o Hospital das aves”, uma sessão prática no Centro, onde simularam o correto registo e tratamento de um cagarro ferido, que pretendeu aproximar as crianças dos trabalhos de recuperação e conservação de fauna selvagem desenvolvidos neste espaço.

Através desta atividade, foi possível explicar os corretos procedimentos básicos no resgate, registo e tratamento de uma ave ferida, tendo ainda sido explicadas formas de se reconhecer a espécie, idade ou sexo de uma ave, e abordada a ecologia do cagarro, as principais ameaças a que está sujeito e os motivos porque o encontramos nos Açores todos os anos.

Foto: Parque Natural do Corvo