27-01-2021 14:16

FaialParque Escola

Jardim Botânico do Faial: Curso de Operador de Jardinagem

O operador de jardinagem é o profissional que executa, sob supervisão, tarefas relativas à instalação e manutenção de jardins e espaços verdes, tendo em conta as condições edafoclimáticas e respeitando as normas de proteção do ambiente e de segurança, higiene e saúde no trabalho.

No presente ano letivo, a Escola Secundária Manuel de Arriaga, na ilha do Faial, iniciou o Curso de Operador de Jardinagem em parceria com o projeto LIFE VIDALIA e o Parque Natural do Faial, através do Jardim Botânico, onde é desenvolvida a componente prática, no âmbito do programa Parque Escola. 

Semanalmente, os alunos dão apoio na manutenção da coleção de plantas-vivas do Jardim Botânico do Faial, nos trabalhos de propagação do Viveiro de Plantas Raras e nos trabalhos de manutenção das áreas de intervenção do projeto LIFE VIDALIA.

No mês de novembro, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, os alunos construíram, a partir de material reciclado, floreiras com estacionamento para bicicletas, que foram instaladas na escola e onde foram plantadas espécies nativas e endémicas dos Açores, pertencentes aos habitats das espécies-alvo do projeto LIFE VIDALIA.

Para mais informações sobre este projeto consulte esma-umaescolaparatodos.blogspot.com e ecoescolasecundariamanueladearriaga.blogspot.com.

Foto: Parque Natural do Faial