04-02-2021 12:38

Açoresresíduos

Sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas nos Açores

O projeto baseia-se na aquisição de 25 equipamentos de logística reversa, destinados ao depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas, a instalar nas 9 ilhas do arquipélago dos Açores, em função da dispersão territorial e garantindo pelo menos um equipamento por concelho.

Como forma de aumentar os quantitativos de recolha seletiva de resíduos de embalagens, pretende-se implementar um sistema de depósito e de incentivo ao consumidor para devolução de embalagens não reutilizáveis de bebidas, em plástico, metal e vidro, abrangendo todo o arquipélago. Este sistema permitirá melhorar a qualidade das embalagens recolhidas fazendo com que tenham mais valor aquando da sua reciclagem e incutir na população hábitos de separação de resíduos.

O projeto abrange a totalidade da população dos Açores e envolve as entidades gestoras de Resíduos Urbanos, nomeadamente os 19 municípios da RAA, através da respetiva associação, e todas as empresas responsáveis pelos centros de triagem. Destaca-se, também o envolvimento das três maiores empresas da indústria de bebidas sediadas nos Açores e participação da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC), através das suas 55 lojas em todas as ilhas.

Ver Vídeo

Ver Apresentação

Para mais informações, clique aqui.

 

DRAAC