16-02-2021 11:19

PicoParque Escola

Parque Natural do Pico – Ecoteca: Vamos reduzir o plástico que usamos

O plástico foi inventado há cerca de 100 anos e aclamado como algo revolucionário, que permitiu avanços notáveis na tecnologia e na indústria. Porém, um século mais tarde, o plástico, principalmente o descartável, é considerado um dos maiores problemas do planeta Terra.

A utilização do plástico descartável está a tornar-se insustentável para o equilíbrio do nosso planeta, sobretudo para os oceanos, uma vez que, devido ao incorreto encaminhamento destes resíduos, muitos acabam no mar. Por isso, reduzir o plástico que usamos é uma responsabilidade de todos e começa por gestos simples e individuais do nosso quotidiano, como por exemplo, mudar para escovas de dentes e cotonetes de bambu, sacos de pano, garrafas reutilizáveis, desodorizantes de vidro e máscaras sociais.

Com o intuito de despertar os jovens para esta problemática, o Parque Natural do Pico, através da Ecoteca, dinamizou a atividade “Vamos reduzir o plástico que usamos”, no âmbito do programa Parque Escola. Esta ação tratou-se de uma sessão informativa que apresentou alguns impactes do excesso de plástico na natureza, afetando o equilíbrio dos ecossistemas. No final da ação, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer alternativas mais sustentáveis que os podem ajudar a reduzir o consumo deste resíduo.

Foto: Parque Natural do Pico (março 2020)