26-02-2021 15:23

FaialBanco de Sementes dos Açores

Banco de Sementes dos Açores: Mais um passo para um futuro melhor

O Banco de Sementes dos Açores, cujo principal objetivo é a conservação das espécies endémicas e nativas do Arquipélago, procedeu, ao longo dos últimos anos, a um trabalho de recolha, conservação, germinação e propagação de sementes da subespécie Euphorbia stygiana subsp. santamariae, classificada como Criticamente em Perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). 

Esta planta endémica de Santa Maria tem menos de uma dezena de indivíduos na natureza e, para evitar a sua extinção, a equipa do Parque Natural de Santa Maria colheu das suas sementes e enviou-as para o Banco de Sementes dos Açores, sediado no Jardim Botânico do Faial, para conservação de algumas e propagação das restantes, de forma a reforçar a população de origem.

Este processo de propagação começou pelos ensaios de germinação com as condições ótimas testadas previamente na subespécie Euphorbia stygiana subsp. stygiana e obteve uma taxa de sucesso de 74 %. Posteriormente, as plantas germinadas foram transferidas para o Viveiro de Plantas Raras do Jardim Botânico do Faial onde se estabeleceram e endureceram, tento sido acompanhadas, semanalmente, pelas equipas do Banco de Sementes e do Viveiro, de forma a garantir uma resposta rápida às suas necessidades e, consequentemente, um crescimento saudável. 

Como resultado deste trabalho, no dia 8 de fevereiro, foram enviados cerca de 35 indivíduos de Euphorbia para Santa Maria, recebidos pela equipa do Parque Natural, para serem plantados no seu habitat natural. Está ainda previsto o envio de mais exemplares nos próximos meses.

A conservação de espécies endémicas dos Açores é uma das ferramentas fundamentais na preservação da biodiversidade açoriana, nomeadamente nos ecossistemas e habitats naturais, contribuído assim para a longevidade das espécies de fauna e flora.

Neste sentido, o Banco de Sementes dos Açores funciona como um depósito seguro que garante a salvaguarda da maioria das espécies vegetais, mantendo uma coleção de sementes viáveis, através de condições laboratoriais controladas, nomeadamente ausência de humidade e temperaturas negativas.

Fotos: Elementos das equipas do Banco de Sementes e do Viveiro de Plantas Raras do Jardim Botânico do Faial, que estiveram envolvidos na propagação de Euphorbia stygiana subsp. santamariae
Autor: Banco de Sementes dos Açores