09-05-2018 12:51

Sâo MiguelParque Aberto

Invasoras – Uma Ameaça Silenciosa na Ribeira Grande

O Parque Natural de São Miguel, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande, realizou, no âmbito do Programa Parque Aberto, um workshop sobre espécies invasoras, no dia 27 de abril, dirigida aos colaboradores do Município e das juntas de freguesia do Concelho, com funções relacionadas com a limpeza e manutenção de caminhos e trilhos pedestres.

A formação teve início com um briefing sobre as plantas invasoras dos Açores, dinamizado no Vale das Lombadas, inserido na Área Protegida para a Gestão da Habitats ou Espécies da Serra de Água de Pau, onde, entre a vegetação nativa, proliferam espécies invasoras, com destaque para o incenso (Pittosporum undulatum), a conteira (Hedychium gardneranum), a folhadeira (Clethra arborea) e o pica-rato (Ulex europaeus).

A componente prática integrou uma visita ao litoral de Santa Luzia, na freguesia da Matriz, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer in loco diversas espécies invasoras, procedendo à sua identificação. Ao longo da atividade também foram dadas a conhecer algumas das metodologias mais adequadas para o controlo destas espécies.

Posteriormente, na zona da Chã das Gatas, freguesia da Ribeirinha, procedeu-se à remoção de uma pequena mancha de chorão (Carpobrotus edulis) e à plantação de exemplares de flora autóctone de baixa altitude, como a vidália (Azorina vidalii), a figueira-brava (Pericallis malviflora), o bracel-da-rocha (Fetusca petraea), o pau-branco (Picconia azorica), e a faia (Morella faya).

Esta ação teve como principal objetivo dar a conhecer a problemática das espécies exóticas invasoras e os seus impactos na biodiversidade e nos ecossistemas naturais.

Foto: Parque Natural de São Miguel