28-11-2019 11:50

AmbienteMobilidade elétrica

Marta Guerreiro realça foco na mobilidade elétrica, na salvaguarda do ambiente e no emprego qualificado no turismo em 2020

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo realçou, na Horta, que o Plano para 2020, com um investimento global de 56 milhões de euros nestas três áreas, permite “a consolidação de políticas face aos desafios atuais” e uma atuação focada “no futuro dos Açores”, por via da aposta na mobilidade elétrica, na salvaguarda do património natural e na criação de emprego qualificado e de riqueza no setor do turismo.

“O setor do turismo é aquele que representa o maior crescimento em valor absoluto, ao qual corresponde uma variação de cerca de 4% face ao exercício anterior”, com investimentos em três eixos, nomeadamente “sustentabilidade, promoção e qualificação do destino, através do desenvolvimento de ações em consonância com o PEMTA – Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores e com o POTRAA – Programa de Ordenamento Turístico da Região”, salientou Marta Guerreiro.

A governante, que falava na Assembleia Legislativa, no âmbito da discussão das propostas de Plano e Orçamento para 2020, apontou também a “formação de profissionais do setor, em várias áreas e etapas”, com destaque para “a parceria com a Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e de Turismo na realização de estágios nos Açores, entre abril e setembro, bem como o curso de formação em Gestão Hoteleira, entre janeiro a abril do próximo ano”.

A Secretária Regional afirmou ainda que, ao nível dos produtos, o investimento é na “inovação, manutenção e restruturação” dos atuais, mas também a criação de novos que “contribuam para a diversificação de uma oferta cada vez mais diferenciadora e com maior poder competitivo, em relação à concorrência, como seja o canyoning, a rede de percursos cicláveis e as rotas temáticas do património baleeiro, do vinho e dos vulcões”.

Na área da Energia, a governante referiu a dotação de 2,5 milhões de euros, num “investimento superior em 60% face ao primeiro plano deste Governo”, o que evidencia a “responsabilidade” para com este “setor estratégico”.

“O Governo dos Açores pretende investir no próximo ano cerca de 1,4 milhões de euros na área da mobilidade elétrica na Região, montante que representa um aumento de mais de 30% em relação a este ano”, sublinhou.

Segundo a governante, estarão disponíveis meio milhão de euros para “os Açorianos que pretendam adquirir veículos elétricos, por via da atribuição de incentivos financeiros diretos”.

A titular da pasta da Energia adiantou que, “até ao final deste ano”, ficam disponíveis 16 pontos de carregamento, dos quais nove rápidos, “com a conclusão total desta primeira fase durante o primeiro semestre de 2020”, que inclui 26 localizações públicas distribuídas por todos os concelhos.

Na área ambiental, com um investimento global de “praticamente 20 milhões de euros”, Marta Guerreiro frisou ações na qualidade ambiental, no ordenamento do território e na conservação da natureza.

“No período de 2017 a 2020, as dotações do Plano de Investimentos alocadas à conservação da natureza serão de cerca de 44 milhões de euros, o que representa um acréscimo superior a 80% face aos quatros anos anteriores”, afirmou a Secretária Regional, destacando a execução dos programas LIFE.

“Por via dos vários projetos em curso, através de programas de financiamento da União Europeia (LIFE e INTERREG), conseguimos, em 2020, trazer para a Região cerca de três milhões de euros, com impacto direto na nossa comunidade”, adiantou Marta Guerreiro, realçando ainda “o reforço de investimento”, com uma dotação de 1,5 milhões de euros, para o sistema de incentivos à manutenção de paisagens tradicionais.

A titular da pasta do Ambiente frisou a atitude transversal de “salvaguarda, preservação e respeito” nas áreas protegidas, enquanto um “trabalho permanente” que será levado a cabo em 2020, com destaque para a construção do centro de interpretação do Monumento Natural do Algar do Carvão e a requalificação do percurso pedestre na Reserva Natural da Serra de Santa Bárbara, ambos na ilha Terceira, bem como para a requalificação do miradouro da ilha Sabrina, no Monumento Natural do Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria, e a requalificação do miradouro e do trilho na Reserva Natural da Lagoa do Fogo, estes na ilha de São Miguel.


GaCS/HMB