14-05-2020 08:57

PicoParque Escola

À descoberta dos Vulcões dos Açores

O arquipélago dos Açores localiza-se numa região com enquadramento geodinâmico muito complexo, na junção de três placas tectónicas (Placas Americana, Euroasiática e Africana). Este contexto potenciou o aparecimento de fenómenos vulcânicos submarinos, há cerca de 35 milhões de anos, que levaram à elevação dos fundos oceânicos da Região. Terão passado cerca de 27 milhões de anos até se configurarem as primeiras ilhas. A ilha do Pico, a mais jovem do arquipélago, terá emergido há cerca de 270 mil anos e a sua paisagem é dominada por dois grandes vulcões poligenéticos, o vulcão do Topo e o da Montanha, e uma zona de vulcanismo fissural, o Planalto da Achada, formado por um alinhamento com cerca de 190 pequenos cones vulcânicos.

A Casa dos Vulcões, que surge em pleno núcleo da Área de Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico estando o edifício instalado no património edificado do Lajido de Santa Luzia, constitui o ponto de partida para o conhecimento dos vulcões dos Açores, sendo esta uma importante ferramenta de divulgação do património natural açoriano, onde se destaca a geodiversidade.

Para além de ser uma atração turística para quem visita os Açores, é também um espaço didático fundamental destinado à comunidade local com o intuito de dar a conhecer os fenómenos vulcânicos e sísmicos existentes na Região, alertando por um lado para os perigos e riscos associados e ensinando os comportamentos a ter em caso da ocorrência de um sismo, mas também despertando o conhecimento para a importância da conservação das paisagens vulcânicas da Região.

Neste sentido, o Parque Natural do Pico tem recebido alunos de diversos estabelecimentos de ensino, no âmbito do programa Parque Escola onde, para além da visita a este espaço, estes têm a oportunidade de reviver, através de um simulador, os sismos de 1980 da Terceira e de 1998 do Faial e de realizar uma viagem virtual ao centro da Terra, através do Domo Interativo, tendo também já ocorrido neste espaço uma aula sobre a Geologia dos Açores, onde foram explicados conceitos básicos relacionados com o vulcanismo e com as paisagens vulcânicas existentes nas ilhas dos Açores, bem como sobre as rochas mais emblemáticas de cada ilha e suas principais utilizações.

Foto: Parque Natural do Pico