23-06-2020 12:18

São MiguelParque Escola

O Incompreendido Tubarão João

O mar dos Açores dispõe de uma riqueza inigualável de biodiversidade marinha, que suscita o interesse e curiosidade de pessoas de todo o mundo, trazendo anualmente vários turistas à Região para observar a fauna marinha local.

A fim de proteger e conservar o meio marinho e a diversidade das paisagens, dos habitats marinhos e das espécies, de impedir a deterioração dos seus ecossistemas e de garantir a minimização das situações de risco e dos impactes ambientais, sociais e económicos provenientes da atividade humana no oceano, em 2011 foi criado o Parque Marinho, tendo sido reestruturado em 2016.

Este parque ocupa uma área com cerca de 245 mil km2 e é composto por 15 áreas protegidas, sendo todas elas importantes tanto para as espécies marinhas dos Açores e seus habitats, como para os diversos ciclos de vida que lá se desenvolvem.

Tendo em conta a importância deste ecossistema tão rico e as ameaças que ele enfrenta, o Parque Natural de São Miguel dinamizou durante este ano letivo, no âmbito do programa Parque Escola, ações de sensibilização relacionadas com a fauna marinha, onde destacou a atividade “O Incompreendido Tubarão João”. Nesta ação, que consiste na leitura de um conto intitulado com o mesmo nome, o Parque Natural pretendeu sensibilizar o público escolar para a preservação da biodiversidade marinha existente na Região, procurando alertar os alunos para as ameaças causadas pela poluição, onde o plástico se tem apresentado como o principal problema.

Associadas à leitura do conto, o Parque Natural realizou ainda breves sessões informativas, onde deu a conhecer algumas das espécies marinhas existentes no mar dos Açores, com destaque para o tubarão azul, e no final de cada sessão, os alunos tiveram a oportunidade de recriar uma jamanta, elaborada através da reutilização de materiais.


Fotos: Parque Natural de São Miguel