17-09-2018 12:49

Semana Europeia da Mobilidade

Parques Naturais dos Açores associam-se à Semana Europeia da Mobilidade

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Ambiente, associa-se à Semana Europeia da Mobilidade com o desenvolvimento de ações na ilha das Flores, a 20 de setembro, e nas ilhas de São Jorge, Graciosa e Santa Maria, a 22 de setembro.

A Câmara Municipal das Lajes das Flores, em parceria com o Parque Natural desta ilha, vai dinamizar jogos lúdicos direcionados para os seniores do concelho, alertando para a importância de hábitos mais sustentáveis e saudáveis, como, por exemplo, a redução da utilização de veículos motores.

Em São Jorge, o Parque Natural promove um percurso pedestre entre a Serra do Topo e a Fajã dos Cubres para dar a conhecer a bio e geodiversidade locais e para promoção do pedestrianismo em detrimento do consumo de combustíveis fósseis.

A iniciativa é dirigida para a comunidade local, sendo a idade mínima recomendada para participar de seis anos.

O Parque Natural da Graciosa e o Serviço de Desporto da ilha, em parceria com o Clube Desportivo Escolar Ilha Branca, realizam um passeio de bicicleta pelo Trilho da Caldeira, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que visa alertar para a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade sustentável.

O Parque Natural de Santa Maria dinamiza, no exterior das suas instalações, a Gincana da Mobilidade Sustentável, durante a qual se incentivará à prática de exercício físico, refletindo sobre os hábitos quotidianos que poderão ser alterados para reduzir as emissões de poluição atmosférica e sonora.

As atividades realizadas no âmbito desta iniciativa pretendem sensibilizar os participantes para a utilização de veículos alternativos ao automóvel, de modo a promover a conservação e preservação dos recursos naturais.

Os interessados podem obter mais informações sobre estas e outras atividades dinamizadas pelos Parques Naturais dos Açores no endereço eletrónico https://educarparaoambiente.azores.gov.pt.

A Semana Europeia da Mobilidade, lançada a 19 de abril de 2002, em Bruxelas, é uma campanha que decorre de 16 a 22 de setembro, onde os cidadãos podem usufruir de diversas atividades dedicadas à mobilidade sustentável, de modo a proporcionar uma nova visão sobre a necessidade de comportamentos relativamente à mobilidade, em especial no que se refere à utilização do automóvel particular.

GaCS/HMB
Foto: Parque Natural da Graciosa