30-04-2019 11:10

Santa MariaBoas Práticas Ambientais

Marta Guerreiro afirma que “são cada vez mais os agentes turísticos com preocupações por boas práticas ambientais”

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou hoje o facto de serem “cada vez mais os agentes turísticos com preocupações por boas práticas ambientais” um pouco por todas as ilhas dos Açores, destacando o caso concreto da 'Villa Natura', na ilha de Santa Maria.

“Este empreendimento é um verdadeiro exemplo daquilo que se pretende para a qualificação da oferta, nomeadamente no que diz respeito ao Alojamento Local”, sublinhou Marta Guerreiro.

A titular da pasta do Turismo, que falava à margem de uma visita à 'Villa Natura', no âmbito da visita estatutária do Governo a Santa Maria, afirmou que se trata de "um alojamento local que fica situado num condomínio junto do Monumento Natural Pedreira do Campo, Figueiral, Prainha da Ilha de Santa Maria, composto por três quartos completamente otimizados para o turismo sustentável, sendo também detentor do galardão Miosótis atribuído pelo Governo dos Açores”.

“São empreendimentos como este que nos enchem de orgulho por percebermos que o público e os privados estão alinhados no empenho de levar o nome dos Açores mais longe, por via de práticas sustentáveis, num setor como o Turismo, que permite formar um sentimento de arrasto nestas matérias, não só internamente, como na promoção do destino nos mercados emissores que nos procuram, cada vez mais, pela nossa atuação responsável face ao património ambiental valioso que detemos”, frisou.

A 'Villa Natura' está equipada com painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica, aparelhos e equipamentos elétricos com classificações energéticas de A e A+, com lâmpadas com tecnologia LED e janelas de vidros duplos com isolamento térmico, que providenciam a otimização máxima do aquecedor do fogão a lenha.

A propriedade está coberta com cortiça natural e encontra-se equipada com aquecimento solar para a água e recipientes de separação de resíduos, tendo ainda duas bicicletas elétricas para usufruto dos hóspedes, fomentando uma mobilidade mais limpa e menos poluente.

Na ocasião, a Secretária Regional referiu ainda que “o Plano Estratégico de Marketing do Turismo dos Açores definiu uma estratégia de produtos por ilha, numa perspetiva de desenvolver a oferta turística da Região como um todo, ao mesmo tempo que dinamiza o potencial de oferta das nove ilhas, dirigindo-o para segmentos de mercado específicos”.

“No caso concreto desta ilha, importa destacar a importância de produtos como o mergulho, que se tem posicionado como uma atração prioritária através dos 'spots' especiais para o mergulho com jamantas, bem como o geoturismo, por via dos fósseis marinhos únicos que se constituem como um verdadeiro laboratório ao ar livre, com relevância internacional, conforme atestam estudos científicos recentes”, afirmou Marta Guerreiro.

A Secretária Regional lembrou que “o Governo dos Açores implementou, ao longo dos últimos anos, um conjunto de investimentos para valorizar, cada vez mais, estas potencialidades, como é exemplo a Rota dos Fósseis, o Grande Trilho de Santa Maria, o Circuito interpretativo da Pedreira do Campo, a Casa dos Fósseis e a criação do Paleoparque, que evidenciam o que de mais particular tem esta ilha, enquanto elementos diferenciadores”.


GaCS/HMB