04-02-2021 13:32

GraciosaParque Escola

Parque Natural da Graciosa - Ecoteca: Compostar é Reciclar

Um dos grandes desafios atuais é promover a mudança de uma economia linear para uma economia circular. Esta é um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, o aluguer, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto for possível. 

Assemelhando-se aos ecossistemas naturais, que gerem os seus recursos a longo prazo num processo contínuo de reabsorção e reciclagem, a economia circular promove um modelo económico reorganizado, através da coordenação dos sistemas de produção e de consumo em circuitos fechados. Desta forma, o ciclo de vida dos produtos é alargado.

Tudo isto porque os recursos naturais do nosso planeta encontram-se com níveis de exploração cada vez mais elevados e, como consequência, as quantidades de resíduos em aterro ou com destino à inceneração são cada vez mais preocupantes. É urgente reduzir as quantidades de matéria prima necessárias ao fabrico de um novo produto, reaproveitar materiais e produtos rejeitados e utilizar materiais mais duradouros. 

De forma a alertar e sensibilizar a comunidade escolar para o correto reencaminhamento das várias tipologias de resíduos, o Parque Natural da Graciosa, através da Ecoteca, dinamiza, no âmbito do programa Parque Escola 2020/21, a atividade “Compostar é Reciclar”. Nesta ação, aborda-se a economia circular, a recolha seletiva e o processo da compostagem. Estas sessões podem ser complementadas com atividades práticas relacionadas com o tema e consoante o ano de escolaridade, como a realização de um jogo, uma oficina de reutilização ou de compostagem ou, ainda, uma visita ao Centro de Processamento de Resíduos da Graciosa.

Foto: Parque Natural da Graciosa